quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quem odeia o colunista?

A primeira postagem do blog Um Texto por Semana foi em junho de 2009 e tratava de aspectos do acidente da Air France.

Desde então foram publicados outros 21 textos que falam de assuntos da atualidade, sempre com a marca da opinião, que é função de qualquer blog e obrigação de todo colunista.

Como qualquer outro provedor de serviços de publicação online (blogger, wordpress etc), o blogspot mantem relatórios diários de visitação e avisa o autor de comentários publicados em qualquer dos textos mantidos no arquivo de Um Texto por Semana, e disponíveis permanentemente desde a publicação original.

No finzinho de março, uma movimentação atípica começou a ocorrer com postagens de comentários a respeito de um texto que o colunista publicou em 09 de agosto de 2009, sobre a luta do então vice-presidente José Alencar contra o câncer.

Com o título de “José Alencar e o Deus que não habita em mim” (leia novamente o texto clicando aqui),  o texto falava muito mais da relação do colunista com essa idéia de Deus, ou melhor, do fato de o colunista ter escolhido o caminho da finitude definitiva, se me permitem o eufemismo. Além disso, o texto apresentava questionamentos sobre a existência de Deus, de um Deus, de qualquer Deus.

E questionar a existência de Deus provoca sempre um incômodo em certos segmentos da sociedade.

Logo ficou claro que o movimento atípico no blog Um Texto por Semana era por conta da morte do ex-vice presidente José Alencar. As estatísticas tinham saltado de 30 visualizações diárias para 450! E era óbvio que, ao digitar José Alencar no Google, alguns resultados estavam apontando para o blog.

Nem todos que chegaram ao texto se deram ao trabalho de lê-lo. Nem todos os que leram chegaram ao final. E nem todos que chegaram ao final publicaram algum comentário. Mas alguns sim.

Os primeiros que começaram a chegar eram realmente ofensivos. De primeiro, o colunista cometeu o erro de levar “na pessoal”. Mas logo em seguida, circulação sanguínea novamente regularizada, ficou decidido que toda e qualquer postagem seria aceita (visto que o blog dispõe de um filtro que permite ao colunista escolher o que é ou não publicado).

No primeiro momento o colunista se reservou o direito de bloquear as mensagens visto que, em sua maioria, eram de anônimos. E normalmente a postagem anônima é, antes de mais nada, uma postagem covarde.

Mas qual melhor estratégia se não abrir o templo aos filisteus?

Algumas postagens exaltavam o colunista a ler a Bíblia, como a primeira que chegou (postagens publicadas aqui conforme digitadas por seus autores):

"Existe um Deus sim, e seu filho Jesus que morreu na cruz por nos.O unico que intercede por nos.
Leia a Biblia e veja que os fins do tempo estao ai...Guerras, fome, brigas entre familias, etc...
existira uma uniao entre as naçoes e assim surgira um anticristo onde governara o mundo inteiro. as prorias igrejas satanicas dizem que se preparam para destruir a igreja evangelica porque sem ela assim o diabo podera reinar.

Se vc nao conhece a Deus e nao tem fe nele, leia a Biblia.

E logo depois veio essa:

Bem,

Para você negar algo, precisa conhecer. Então sugiro que: sem religião, sem pastores, padres, monges ou o que quer que seja, compre uma bíblia e leia-a toda sem pré-julgamentos. Sugiro começar pelo livro de João e depois quem sabe Gênesis. A escolha é sua. Mas insisto que para negar a existência de Deus você precisa primeiro conhecer o que se diz a respeito dele. Já estudei muitos filósofos, teorias sobre o 'surgimento" do mundo entre outras coisas. Vai por mim compre uma bíblia e leia, você irá se surpreender como eu me surpreendo todos os dias.
Ah, e antes que você diga sobre quem escreveu a bíblia, ou ela foi escrita por homens, etc. insito na leitura porque somente lendo para se ter idéia da magnitude de suas palavras.
E mais uma coisa: usando como base um texto da própria bíblia: o joio está crescendo no meio do trigo; se tentar arrancar o joio, muito do trigo virá junto. São as maçãs podres que existem na política, nas famílias, nas empresas, nas igrejas. Isto não as desqualifica.
Estarei orando por você até que compre sua bíblia. Abraços.

Outras partiam para a grosseria, tentando atingir pessoalmente o colunista, como uma das poucas que se identificou:

Luciene disse...
Vc que escreveu esse texto não passa de um idiota.
Saiba que Deus existe e, esse tempo que vc está passando na terra é simplesmente o tempo para vc o conhecer e ganhar uma vida que pra vc não existe, saiba seu estupido, se vc não mudar de ideia infelismente irá ter uma eternidade queimando no fogo do inferno.
Quer conhecer a verdade? Leia as escrituras, que la vc irá ter respostas para essas suas ideologia barata.
Deixa de ser jumento!Se vc ensistir nessa burrisse, sinto muito, porque la no fogo vc vai lembrar das minhas palavras.
Boa sorte sabidão!!

Ou ainda:

rapaz; vocês são pior do que um Cavlo,ou melhor igual porque o cavalo tambem é inracional, se não fosse O SENHOR DEUS vocês não estariam aí

Ou mais ainda:

que texto mais chulo e sem sentido,perdi meu tempo em ler.

E teve gente que não entendeu:

TENHO PENA DE QUEM ESCREVEU ESSE TEXTO,MAIS ACHO MUITO PIOR,COLOCAR ESSA FRASE PESADA ACIMA DA FOTO DO JOSÉ ALENCAR,UM HOMEM QUE LUTOU PELA VIDA E AGUENTOU FORTE PELA MISERICÓRDIA DO SENHOR E SEMPRE COM SUA FÉ FIRME AGRADECIDO SEMPRE A DEUS !
QUEM ABRE ESSA PÁGINA CHULA,LOGO QUE LÊ A FRASE TOMA ATÉ UM SUSTO,QUEM NÃO CONHECEU O ALENCAR VAI ATÉ ACHAR QUE ELE ERA ATEU.
POR ISSO,ACHO QUE SE QUER ESPRESSAR SUA OPINIÃO SOBRE SER ATEU,DEVERIA BOTAR SUA FOTO E NÃO DE UMA PESSOA TEMENTE A DEUS ! OK ?


Mas sim, tiveram os que tentaram deixar uma opinião construtiva, mais filosófica, que respeitassem a opinião diferente da que se tem.

Tivemos essa:

Sentimento de dever cumprido. Qual dever? Viver alicerçado nas próprias ideias é dar muita margem para erro, e um tanto quanto presunçoso, no meu ponto de vista. Deus nunca irá existir para você se você vive tentando provar o contrário. E assim, Jesus foi levantando numa cruz em vão, pois se não há Deus, o que ele foi fazer lá em cima? Para quem não crê, Jesus é apenas uma história, porém uma história da qual não se pode negar que aconteceu. E aí passa a ser muito mais que uma história. Amigo, se você repensar em toda a sua teoria de que Ele não existe, verá que ela termina sempre sem resposta, da qual vc não conseguirá provar nada. Eu creio, e se quando eu morrer vc tiver razão, vivi com dignidade e fiz o meu dever, como vc. Mas se vc morrer e ver que eu tinha razão, o que vai fazer? Ainda é tempo...

E mais essa:

Puxa... Imagino que tantas idéias à respeito da vida, do início e do fim requerem uma grande reflexão à respeito. E onde há reflexão não há certeza absoluta. Espero que haja tempo para que vc mude de opinião e conheça a Deus como pessoa com quem vc pode se relacionar e que vc conheça ainda o amor de Deus que é capaz de sanar e extinguir todas as dúvidas.
Luciene "0" para sua postura!!!!! Respeito é fundamental para qualquer pessoa, principalmente por aquelas que deveriam viver de acordo com a imagem e semelhança do criador!
Abraço!

E ainda essa:

José Alencar foi um homem íntegro e admirado por todos,respeitado político e empresario,lutou com muita perseverança para continuar a viver,ao contrario de muitos que tiram a propria vida,ele amava viver.E o que mais me admirava era, sem sombra de duvidas,a sua fé´em Deus,que sabedoria...!!!ele teve a plena consciencia que toda a sua riqueza de nada valeria se nao cresse em Deus,está escrito na bíblia:de que vale ter o mundo inteiro e perder sua alma?


Antes de mais nada o colunista precisa deixar claro que não tem nada contra o cidadão José Alencar. Aliás, muito pelo contrário, no texto anterior fala com uma certa admiração em relação a força e entusiasmo com que encarava sua doença. Mas precisa dizer também que não tem nada a favor do político do Partido Republicano Brasileiro, mesmo de Marcelo Crivella e outros tantos políticos saídos dos quadros da Igreja Universal do Reino de Deus (já que estamos falando Nele).  

O colunista apenas entende José Alencar como de estatura mediana. E achou estranho a elevação do político quase a um Getúlio Vargas, um Juscelino Kubistchek. Mas é feio falar dos mortos, então ficamos por aqui.

O episódio permite ainda uma última observação. Fica o triste registro de que, nas última semanas, o nome desse Deus tenha sido associado a gestos e atos tão absurdos.

Primeiro o deputado do Rio de Janeiro Jair Bolsonaro, eleito com surpreendentes 120 mil votos, no sexto mandato consecutivo, que, falando em Deus e na família, protagonizou (e vem protagonizando) uma das cenas mais lamentáveis de homofobia,  preconceito, racismo e falta de decoro.

E depois o episódio de Realengo, quando o insano Wellington Menezes de Oliveira matou 12 crianças. Em sua página no Orkut, Wellington fazia parte de apenas uma comunidade: Entendendo o Bíblia Sagrada.

Parece que não é só Wellington que não entendeu nada.





...